PCH Piedade
Tamanduá Energia S/A
PCH Penteado e Rincão
Tamanduá Energia S/A
Imagens da PCH

Potência Instalada: 16 MW
Energia Gerada: 8,8 MW
Rio Tamanduá
Irineópolis, Canoinhas eTimbó Grande / SC

  • Outorga de Autorização
    Resolução autorizada n.°2621, de 23/11/2010.

CONSULTA PUBLICA:
Avaliação ambiental integrada de Bacias Hidrográficas do Rio Tamanduá

Em Santa Catarina, as Avaliações Ambientais Integradas (AAI) ou Avaliações Integradas de Bacias Hidrográficas (AIBH) são instrumentos obrigatórios para fins de licenciamento ambiental de empreendimentos hidrelétricos, instituídas pela Lei N° 14.652 de 13 de janeiro de 2009, posteriormente modificada pela Lei N° 16.344 de 21 de janeiro de 2014 e pela Lei 17.451 de 10 de janeiro de 2018. As avaliações são orientadas pelo “Termo de Referência para elaboração de Avaliação Integrada de Bacia Hidrográfica” instituído em maio de 2014 pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), antiga Fundação do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (FATMA), por meio da Portaria N° 68 de 14 de maio de 2014.

As Avaliações Ambientais Integradas (AAI ou AIBH) visam avaliar globalmente a situação socioambiental numa escala espacial e temporal adequada à análise específica de uma determinada política ou estratégia para uma bacia hidrográfica. Neste caso, o estudo foi realizado na Bacia Hidrográfica do Rio Tamanduá, localizada no planalto norte catarinense.

A AIBH intenciona a prognosticar e mitigar os impactos. Deve também ampliar o diálogo com setores variados da sociedade, dar publicidade aos seus resultados e disponibilizar informações à sociedade em geral, órgãos ambientais e outras instituições interessadas.

Conforme Decreto Estadual nº 365/2015, art. 2º, § 1º, no âmbito do processo de análise do estudo da AIBH deverá ser realizada Audiência Pública. A realização de Audiências Públicas presenciais estão suspensas em conformidade ao estabelecido no Decreto Estadual 562/2020, e alterações, que determinou a suspensão de realização de eventos que acarretam a reunião de público. Desta forma, será realizada Audiência Pública Virtual para apresentação da AIBH do rio Tamanduá em conformidade com a Portaria IMA nº 125/2020.

A presente publicação representa o atendimento ao Art. 7º, inciso I, alínea d, da Portaria IMA nº 125/2020, cujo objetivo é disponibilizar o estudo para consulta por parte da sociedade civil e órgãos públicos.

Os cinco volumes que compreendem a Avaliação Integrada de Bacia Hidrográfica do Rio Tamanduá podem ser acessados por meio do link https://drive.google.com/drive/folders/1PgRN_dqALPXaeis5HoNFvM6I3WNIk5y1?usp=sharing.

Copyright Glep - 2024 - Todos direitos reservados